Antisséptico, anticético ou anticéptico

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As três palavras existem e estão corretas, porém seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O adjetivo ou substantivo masculino antisséptico indica uma substância que combate a propagação de micróbios, evitando assim contaminações e infecções. Os adjetivos ou substantivos masculinos anticético e anticéptico indicam algo ou alguém que se opõe ao ceticismo, sendo contra os céticos. Dessas duas, a palavra anticético é a mais usada pelos falantes.

Essas três palavras são formadas a partir de derivação prefixal, sendo justaposto o prefixo anti- às palavras séptico, cético e céptico.
Antisséptico: anti- + séptico;
Anticético: anti- + cético;
Anticéptico: anti- + céptico.

O prefixo anti- é de origem grega e significa uma oposição, uma ação contrária. Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente, sendo esse o caso de anticético e anticéptico. 

Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas, como no caso de antisséptico. 

Antisséptico é sinônimo de desinfetante, antipútrido e antimicrobiano.
Anticético e anticéptico são sinônimos de anticeticista.

Exemplos - antisséptico:

  • O melhor antisséptico é o sabão, por isso lave seu machucado com água e sabão.
  • Meu dentista sugeriu que eu usasse um antisséptico bucal.
  • Houve quebra de estoque de gel antisséptico no hospital, comprometendo assim a realização das operações.

Exemplos – anticético e anticéptico:

  • Sou crente e tenho fé, sou completamente anticético.
  • Sou crente e tenho fé, sou completamente anticéptico.
  • Não partilho de seus pensamentos anticéticos.
  • Não partilho de seus pensamentos anticépticos.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também