Antiinflamatório ou anti-inflamatório

A forma correta de escrita da palavra é anti-inflamatório. A palavra antiinflamatório está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar a palavra anti-inflamatório sempre que quisermos referir o medicamento que combate as inflamações.

Exemplos:

  • O médico receitou um anti-inflamatório para meu irmão.
  • Não devemos tomar anti-inflamatórios sem acompanhamento médico.
  • O uso excessivo de anti-inflamatórios pode trazer problemas de saúde nos rins e no fígado.


Anti-inflamatório é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: anti- + inflamatório. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo anti- é de origem grega e significa uma oposição, uma ação contrária.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos: anti-inflamatório, anti-higiênico,…

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: anticoncepcional, antissocial, antirrugas,…

Palavra Relacionada: anti-inflamatório

Dúvidas Relacionadas

« Anti-social ou antissocial « Antiinflamatório ou anti-inflamatório » Antologia ou ontologia »