Ajeitar ou ageitar

A forma correta de escrita da palavra é ajeitar. A palavra ageitar está errada. Devemos utilizar o verbo ajeitar sempre que quisermos referir o ato de pôr a jeito ou em harmonia, ou seja, acomodar, adaptar, ajustar. Refere-se também ao ato de conseguir alguma coisa com habilidade, sendo sinônimo de arranjar, descolar. Significa ainda o ato de oferecer, proporcionar, propiciar, facilitar, pôr ao alcance ou à disposição.

Exemplos:
A mãe mandou a menina ajeitar o cabelo.
Você está tentando ajeitar alguém que faça o trabalho por você!
No início foi difícil mas agora já me consigo ajeitar a estas mudanças.
Você pode ajeitar isso, por favor?

O verbo ajeitar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, é acrescentado um prefixo e um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o prefixo a- e o sufixo –ar foram acrescentados à palavra jeito: a- +jeito+ -ar. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo a-, quando de origem latina, pode significar afastamento, separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto. O sufixo verbal –ar forma um verbo a partir de um substantivo.

As palavras ajeitamento, ajeitação e jeito, cognatas de ajeitar, deverão também ser escritas com j. Todas as formas conjugadas deste verbo deverão igualmente ser escritas com j.

Exemplos:
Verbo ajeitar – Presente do Indicativo:
(Eu) ajeito
(Tu) ajeitas
(Ele) ajeita
(Nós) ajeitamos
(Vós) ajeitais
(Eles) ajeitam

Verbo ajeitar – Futuro do Presente do Indicativo:
(Eu) ajeitarei
(Tu) ajeitarás
(Ele) ajeitará
(Nós) ajeitaremos
(Vós) ajeitareis
(Eles) ajeitarão

Palavra Relacionada: ajeitar.

Dúvidas Relacionadas