Agente ou a gente

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra agente é um substantivo comum e se refere à pessoa que faz algo. A gente é uma locução pronominal equivalente ao pronome pessoal reto nós.

A gente é uma locução pronominal formada pelo artigo definido feminino a e pelo substantivo gente, que se refere a um conjunto de pessoas, à população, humanidade, povo. A expressão a gente é semanticamente equivalente ao pronome pessoal reto nós e gramaticalmente equivalente ao pronome pessoal reto ela, devendo assim o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular. Exprime um sujeito indeterminado, ou seja, as pessoas que falam (nós) ou as pessoas em geral (todos). Esta expressão deverá ser utilizada apenas numa linguagem informal.

Exemplos:

  • A gente vai à praia depois do almoço.
  • Ontem, a gente falou com ele, mas ele continuava triste com a situação.
  • Toda a gente sabe que um dia tem vinte e quatro horas.


Agente tem sua origem na palavra em latim agens e se refere ao sujeito da ação, ou seja, à pessoa que atua, opera, faz. É um adjetivo e um substantivo de dois gêneros porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o agente/a agente).

Exemplos:

  • Aquele agente da polícia conseguiu prender o ladrão.
  • O agente da passiva equivale ao sujeito da voz ativa.
  • A agente secreta está em missão num país estrangeiro.
Palavras Relacionadas: agente, gente.

Dúvidas Relacionadas