Aeróbio ou aeróbico

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os adjetivos aeróbio ou aeróbico sempre que quisermos referir algo que necessita de oxigênio para viver ou que apenas se realiza com consumo de oxigênio: respiração aeróbia ou respiração aeróbica. A palavra aeróbica, forma feminina de aeróbico, é muito utilizada para referir um tipo de ginástica que proporciona o aumento do consumo de oxigênio pelo organismo humano.

A palavra aeróbio é formada a partir de composição por aglutinação, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: aero + bio. Aéros e bíos são palavras gregas que significam ar e vida. A palavra aeróbico poderá ter sua origem na palavra em inglês aerobic ou então ser formanda através da junção do sufixo nominal –ico à palavra aeróbio, formando um adjetivo a partir de um substantivo.

Exemplos:
É preciso haver oxigênio para ocorrer a respiração aeróbia.
É preciso haver oxigênio para ocorrer a respiração aeróbica.

Exercícios aeróbios têm longa duração e intensidade moderada.
Exercícios aeróbicos têm longa duração e intensidade moderada.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Atenção!
Apenas a palavra aeróbio pode ser um substantivo comum masculino, indicando um microrganismo que necessita de oxigênio para viver e se desenvolver.

Exemplos:
Existem quatro tipos diferentes de aeróbios.
Existem quatro tipos diferentes de organismos aeróbicos.

Palavras Relacionadas: aeróbio, aeróbico

Dúvidas Relacionadas

« Advogado, adivogado ou adevogado « Aeróbio ou aeróbico » Aerosol ou aerossol »