Abreviação de Vossa Santidade

A abreviação de Vossa santidade é V.S.

Exemplo:
Vossa Santidade deseja que o acompanhe?
V.S. deseja que o acompanhe?

Vossa Santidade é um pronome de tratamento, também chamados de axiônimo. Pronomes de tratamento ou axiônimos estão incluídos no grupo dos pronomes pessoais e são formas mais corteses e reverentes de nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. São, maioritariamente, utilizados em tratamentos formais, quando o interlocutor ocupa cargos ou posições sociais elevadas e prestigiadas.

Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Santidade ou V.S. deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos ao Papa. Este pronome de tratamento é também utilizado por ocidentais em tratamentos cerimoniosos e respeitosos ao Dalai Lama, embora não seja utilizado pelos tibetanos.

Fique sabendo mais!

Emprega-se Vossa Santidade quando se fala com a pessoa e Sua Santidade quando se fala sobre a pessoa.

Exemplos:
Estou ansioso pela missa que Vossa Santidade rezará no Rio de Janeiro.
Informo que Sua Santidade rezará uma missa no Rio de Janeiro na próxima semana.

Atenção!

Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2ª pessoa do singular ou do plural (Vossa Eminência ou Vossas Eminências; Vossa Excelência ou Vossas Excelências; Vossa Senhoria ou Vossas Senhorias), a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3ª pessoa do singular ou do plural. No caso de Vossa Santidade, o pronome de tratamento apenas é utilizado no singular, sendo a concordância feita com a 3ª pessoa do singular.

Exemplo:
Acredito que V.S. será o melhor Papa de sempre e que suas decisões serão acatadas por todos os fiéis.

Palavra Relacionada: santidade.

Dúvidas Relacionadas