Abençoe ou abençõe

A forma correta de escrita da palavra é abençoe. A palavra abençõe está errada. Abençoe é a forma conjugada do verbo abençoar na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular do imperativo. O verbo abençoar se refere ao ato de conceder bênção e proteção, desejando o bem. Refere-se também ao ato de dar glórias e louvores, bem como ao ato de fazer o sinal da cruz. É sinônimo de benzer, abendiçoar, bem-fadar, bendizer, proteger, glorificar, persignar-se, entre outros

Exemplos:
Que Deus te abençoe.
Estamos esperando que o padre abençoe este casamento.
Espere que eu me abençoe antes de prosseguirmos.
Abençoe-se antes de entrar na igreja.

O verbo abençoar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo a- mais o substantivo bênção mais o sufixo verbal – ar: a- + benção + -ar. Assim, o verbo abençoar é um verbo da primeira conjugação. Todos os verbos terminados em –ar pertencem à primeira conjugação. Os verbos da primeira conjugação formam a terminação da 1ª e da 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo com –e, sem til, mesmo quando terminados em -oar: abençoar/que eu abençoe; doar/que eu doe; entoar/que ele entoe; cantar/que ele cante; amar/que eu ame.

Terminações dos verbos da 1ª conjugação no presente do subjuntivo:
(Eu) radical + e
(Tu) radical + es
(Ele) radical + e
(Nós) radical + emos
(Vós) radical + eis
(Eles) radical + em

Presente do subjuntivo:
(Que eu) abençoe
(Que tu) abençoes
(Que ele) abençoe
(Que nós) abençoemos
(Que vós) abençoeis
(Que eles) abençoem

A 3ª pessoa do singular do imperativo, sendo formada a partir do presente do subjuntivo, deverá ser também conjugada com a terminação –e: abençoe.

Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) abençoa
(Ele) abençoe
(Nós) abençoemos
(Vós) abençoai
(Eles) abençoem

Palavra Relacionada: abençoar.

Dúvidas Relacionadas