A musse, o musse, a mousse ou o mousse

A forma correta de escrita da palavra é musse. A palavra mousse é forma original da palavra em francês. A palavra musse é um substantivo feminino. Assim, dizer a musse está correto e dizer o musse está errado. A palavra musse é um substantivo comum feminino e se refere a uma comida leve e cremosa que pode ser doce ou salgada feita com claras de ovos. Significa também um produto espumoso para fixar os cabelos.

Exemplos:

  • Eu tenho a receita de uma musse de maracujá maravilhosa.
  • Sua musse de chocolate está deliciosa.
  • Minha irmã comprou uma musse para cabelos encaracolados.

Musse é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra francesa mousse. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra (tal como batom, abajur, boxe,…). No caso em questão, a palavra mousse foi aportuguesada para musse com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa.

A dúvida acerca do gênero da palavra musse surge visto a palavra terminar na vogal e, não havendo vogal que marque o feminino (a) ou o masculino (o). Existem, no português, muitas palavras terminadas em –e que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino, como o cliente/a cliente, o agente/a agente, o estudante/a estudante,… Contudo, esta regra não se aplica à palavra musse, nem a muitas outras palavras da língua portuguesa, que têm um gênero definido: a mascote, o doce, a face, o lance,…

Palavra Relacionada: musse.

Dúvidas Relacionadas

« A músico ou a música « A musse, o musse, a mousse ou o mousse » A omelete ou o omelete »