À medida que, à medida em que ou na medida em que

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As locuções à medida que e na medida em que existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A locução à medida em que não existe, sendo apenas uma forma de junção errada das outras duas locuções.

À medida que indica uma progressão simultânea:
Ela ia ficando cada vez mais chocada, à medida que ia ouvindo a verdade.

Na medida em que indica uma causa ou justificação:
Os critérios de avaliação apresentados são injustos na medida em que apenas beneficiam parte dos alunos.

À medida que 

Indicando uma progressão simultânea, a locução à medida que é sinônima de: à proporção que, conforme, ao mesmo tempo que, ao passo que, enquanto e como.

É uma locução conjuntiva proporcional que apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal, introduzindo uma oração subordinada adverbial proporcional.

Exemplos com à medida que

  • O problema foi sendo resolvido à medida que os responsáveis foram implementando novas mudanças.
  • À medida que a doença avançava, meu avô ficava cada vez mais debilitado.

Na medida em que

Indicando uma causa ou justificação, a locução na medida em que é sinônima de: dado que, visto que, uma vez que, porque, por causa de, já que, tendo em vista que, posto que e porquanto, entre outras.

É uma locução conjuntiva causal que apresenta uma ideia de causa em relação ao acontecimento da oração principal, introduzindo uma oração subordinada adverbial causal.

Exemplos com na medida em que

  • A direção não conseguiu aumentar os lucros da empresa na medida em que não estudou corretamente as necessidades do mercado.
  • A consulta de meu filho teve que ser adiada na medida em que o médico não pode comparecer no consultório.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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